quinta-feira, 2 de outubro de 2008

As "crianças" de Hollywood


Drew Barrymore, Elijah Wood e Christina Ricci sempre conheceram a fama. Desde criança eles provaram que têm talento e continuam sendo requisitados pelos estúdios. Relembre os atores que brilharam nos cinemas ainda crianças:


Aos sete anos encantou a todos no papel de Gertie no filme E.T. Aos nove, ela já freqüentava a boate Studio 54 em Nova York e era vista bebendo e fumando. Aos 12 já usava cocaína. Aos 13 foi internada em uma clínica de reabilitação. Aos 14 teve sua primeira recaída. Sóbria há anos, agora ela é dona de uma sólida carreira de sucesso e está prestes a estrear como diretora na comédia adolescente Whip It!.




Elijah Wood ficou conhecido ao interpretar o personagem Frodo na trilogia O Senhor dos Anéis. Mas sua carreira cinematográfica começou muito antes, aos oito anos de idade, numa ponta em De Volta para o Futuro II. A atuação em Avalon, de Barry Levinson, o fez ser notado pelos críticos. Desde então, ele tem um papel de destaque em Hollywood.

Ela começou a carreira como modelo aos três anos e estourou aos 12, ao lado de Tom Cruise e Brad Pitt no filme Entrevista com o Vampiro (1994). Hoje pode ser vista em uma das maiores bilheterias de Hollywood, a franquia Homem-Aranha, na qual vive Mary Jane. Assim como Lindsay Lohan e Drew Barrymore, Kirsten tratou sua dependência em álcool em uma clínica de reabilitação.


Antes de escândalos sexuais, prisões, acidentes de carro e reabilitação, Lilo mostrou-se uma brilhante atriz ainda criança. Seu primeiro papel no cinema foi como gêmeas, no filme Operação Cupido (1998). Voltou a fazer sucesso na adolescência, nos filmes Sexta-Feira Muito Louca (2003) e Meninas Malvadas (2004).





Quem não se lembra dos Goonies? Quando Chunk, Mouth, Data e Mikey (papel de Astin) embarcaram na busca por um tesouro perdido, eles descobriram o melhor filme de aventura de todos os tempos. Filho dos astros Patty Duke e John Astin, o ator voltou ao estrelato quase vinte anos depois na trilogia Senhor dos Anéis.





Ela é uma das atrizes mais respeitadas de Hollywood, isso porque se sentia entediada em casa e pediu para a mãe para fazer filmes. Aos 10 anos, atuou ao lado de Cher e Winona Ryder em Minha Mãe é uma Sereia (1990). Depois foi imortalizada no papel de Vandinha em A Família Addams (1991). Ela ainda ganhou de Lindsay Lohan o papel principal de Gasparzinho, O Fantasminha Camarada (1995). Recentemente pôde ser vista em Speed Racer - O Filme (2008).


O astro de Batman - Cavaleiro das Trevas já fazia sucesso aos 12 anos, quando protagonizou o filme de Steven Spielberg Império do Sol (1987). Além do herói dos quadrinhos, Bale também já perdeu 27 quilos para o longa O Operário (2004), viveu um herói de guerra em Espírito Indomável (2006), e voltou ao faroeste no remake Os Indomáveis (2007).





Mesmo sem hoje ter uma carreira de enorme sucesso, é impossível não citar Macaulay Culkin em uma lista de crianças prodígios. Em 1990 ele despontou no papel principal de Esqueceram de Mim. Depois atuou em Meu Primeiro Amor (1991), O Anjo Malvado (1993) e Riquinho (1994). Após a glória, conheceu a decadência, envolvendo-se em diversos escândalos pessoais. Retomou a vida profissionais em 2003 com Party Monster, na qual interpreta um homossexual da era glam rock.


9. Haley Joel Osment

Ele apareceu pela primeira vez no cinema aos seis anos, no papel do filho de Tom Hanks em Forrest Gump - O Contador de Histórias. Pouco depois, despontou em Hollywood com o papel do garotinho Cole no suspense O Sexto Sentido. O filme lhe rendeu uma indicação ao Oscar, tornando-o o 8º ator mais jovem a receber uma indicação da Academia. A exemplo de Macaulay Culkin, Drew Barrymore e Lindsay Lohan, que também começaram a atuar cedo, Haley Joel Osment não poderia ficar de fora de escândalos. Aos 18 anos, ele foi preso por dirigir alcoolizado e por porte de maconha.



10. Dakota Fanning

A pequena notável Dakota Fanning é o grande destaque da última década. Ela emocionou a todos em seu primeiro papel no cinema, Uma Lição de Amor (2001), e aos 12 anos se tornou a mais jovem atriz a ser indicada ao Screen Actors Guild Award. Ao receber o prêmio, disse: "sempre quis ser atriz, desde quando eu era pequena", mais uma prova de sua maturidade. Além da postura de adulto, ela também recebe cachê de gente grande: são mais de US$ 3 milhões por filme.

Obs.: Clique nos nomes para ver como estão os atores hoje em dia...

2 comentários:

Meuzent Galvão disse...

Muito legal essa página do teu blog. Gostei mesmo, me fez lembrar a Sessão da Tarde dos anos 80. Uma dica: Que tal colocar links para um histórico dos atores mirins. Acho que ficaria interessante poder comparar a trilogia fotográfica deles. Valeu!!!

Elizângela Isaque disse...

Muito boa, mesmo. Pena que, talvez pelo tempo em que esse post tenha sido colocado, justifica-se a falta de mencionar a talentosíssima e quarta criança mais bem paga de Hollywood: Abigail Breslin.