quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Oh, dúvidas cruéis... "Estréia"!!!


Oh, dúvidas cruéis...


Olá rapaziada...

Primeiramente, gostaria de agradecer pela brecha (no sentido bíblico) que meu grande irmão Israel me deu para poder escrever em seu blog. Pra mim esse rapaz é um irmão de fato, não só pelo tempo que eu o conheço, mais pela pessoa que ele é.

Ok. Realizados os devidos agradecimentos, escreverei algumas besteiras que me foi permitido pelo dono desse fantástico blog.

Ultimamente tenho percebido durante a conversa em rodas de amigos (sentido bíblico novamente), familiares e na mídia em geral, a alegria que contagiou a todos, com a eleição do Sr Barack Obama como o presidente de nossos queridos irmãos norte-americanos. Antes de qualquer coisa, deixarei claro que não tenho nada contra ao novo presidente e também nada a favor do John Mccain, porém toda essa alegria me suscitou uma dúvida referente ao benefício real que nós teremos com esse novo governo nos EUA.

Obviamente que para o novo presidente fazer as mesmas cagadas que o atual fez durante os oito anos de mandato, ele terá que se esforçar muito. Mais de uma coisa não podemos reclamar do Bush, em todos os anos à frente do governo, o “Cowboy” defecou e caminhou para a América Latina em geral. Poucas foram suas intervenções sobre seus primos pobres, visto que, provocações não faltaram por parte de Hugo Chaves e também aparentemente, não houve intervenções nas manobras nacionalistas de Evo Morales. O futuro ex-presidente fez vista e ouvidos grossos para todos esses eventos. O máximo de atenção dada para nós se deu em declarações sobre a internacionalização da Amazônia e só.

Tudo bem, temos que admitir que Bush esteve muito ocupado arrasando o país dos outros ali pelo Oriente Médio, para poder fortalecer ainda mais as suas reservas petrolíferas. Mas olhando pro nosso próprio umbigo, podemos concluir que de uma forma ou de outra, os EUA nos deixaram em paz por alguns anos.

Enfim, voltando para o “Menino Obama”, tenho algumas perguntas que não querem calar...

Será que esse Governo também nos deixará de lado, ou será que eles retomarão as diversas propostas exploratórias que estão na gaveta, como o Plano Colômbia ou o Projeto Puebla-Panamá, por exemplo?

Será que as barreiras alfandegárias e as sobretaxações sobre nossos produtos irão terminar, ou tudo continuará na mesma?

A idéia sobre a internacionalização da Amazônia será posta de lado?

A nossa dívida externa será perdoada e as empresas norte-americanas deixarão de explorar vergonhosamente a nossa mão-de-obra tão mal preparada e barata?

Eu juro que essas perguntas não são pra por água no chopp de ninguém, mais são só alguns dos motivos pelos quais eu ainda não conseguí ficar tão entusiasmado com essa eleição nos States.


***

Esta é a coluna de estréia de nosso grande amigo Gabriel Ovelha, que à partir desta semana terá um cantinho (no sentido bíblico) em nosso blog.

Polêmicas à vista... ou parceladas em até 10x sem juros!!!


Nenhum comentário: