Recentemente deu-se uma eleição para apontar as novas Sete Maravilhas do Mundo.
Mas e as antigas?!? Você sabe quais são?!?
Na Antiguidade existiam sete estruturas construídas pelo homem consideradas "As Maravilhas do Mundo". A primeira lista das maravilhas do mundo teria sido feita pelo poeta grego Antípatro de Sídon, entre os anos de 150 a 120 a. C. A listagem dessas Maravilhas foi modificada muitas vezes, mas a lista mais usada e tida como a oficial foi feita no Século VI, d.C.
O Calango procurou e trouxe pra você As Sete Maravilhas do Mundo Antigo!!!
A Estátua de Zeus Olímpico (Grécia)
A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas.
Fídias esculpiu Zeus sentado num trono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Supõe-se que, como em representações de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia.
Quando a estátua foi construída, a rivalidade entre Atenas e Esparta pela hegemonia no Mediterrâneo e na Grécia continental mergulhou os gregos numa sucessão de guerras. Os combates, no entanto, não prejudicaram as realizações culturais e artísticas da época. Ao contrário, o século V a.C. ficou conhecido como o século de ouro na história grega devido ao extraordinário florescimento da arquitetura, escultura e outras artes. A estátua de Zeus foi destruída nesse mesmo século V a.C.
O Templo de Diana (Turquia)
Templo de Artemis em Epheseus, construída pelos colonizadores gregos em Epheseus, na Ásia Menor. Os colonizadores encontraram os habitantes da Ásia cultuando uma Deusa a qual identificaram como Artemis (deusa da caça) (Diana). Eles então construíram um pequeno templo no qual foi reconstruído e aumentado muitas vezes.
Suas 127 colunas de mármore atingiam 19 metros de altura. Somente na quarta expansão, o Templo foi incluído na lista das Maravilhas do Mundo. O Templo foi feito pelo arquiteto grego Cherdifron e seu filho, Metagenes, foi financiado pelo rei da Lídia (Creso) e levou 120 para ser concluído. A fama do templo se deve não só ao seu tamanho, mas às magníficas obras de arte que o adornavam, produzidas pelos maiores artistas da época. Ele foi destruído num incêndio em 356 a.C. por Eróstrato, foi reconstruído (dessa vez em vinte anos) e destruído novamente em 262 da nossa era pelo povo bárbaro germânico: os Godos.
O Colosso de Rodes (Grécia)
Colosso de Rhodes, uma grande estátua de bronze erguida por volta de 280 a.C no século III a.C. pelos cidadãos de Rhodes, capital da ilha grega de mesmo nome. Representava o Deus Sol Helios e media 25 metros de altura e pesava 70 toneladas. A Estátua guardava a entrada do porto e ficava no golfo de Rhodes, uma ilha do mar Egeu, e foi destruída num terremoto em 224 a.C. Ápos centenas de anos, aproximadamente em 656 d.C., os fragmentos da estátua foram vendidos como sucata e então seu bronze foi derretido.
O Mausoléu de Halicarnasso (Turquia)
Mausoléu em Halicarnassus, situado na Ásia Menor. A rainha Artemisia II, irmã e esposa do rei Mausolus de Caria, depois de sua morte, mandou construir o maior e mais suntuoso túmulo de todas as épocas. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento em ouro. A obra ficou pronta em 352 a.C. No alto da construção viam-se as estátuas do rei e da rainha. Artemisia morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres e em Bodrum, Turquia.
O Farol de Alexandria (Egito)
Erguia-se numa das ilhas de Pharos, no qual se derivou o nome Farol, perto de Alexandria, cidade portuária do Egito, uma enorme torre de mármore branco construída por Pitolomeu I e Pitolomeu II, modelo de arquitetura, o farol possuía em torno de 135 metros de altura. Era divido em três partes: a inferior (quadrada); a do meio (com oito faces); e a superior (cilíndrica). Uma rampa em forma de caracol levava até o topo onde, à noite, brilhava o fogo refletido em um potente espelho, formando um clarão que podia ser visto a mais de 50 quilômetros de distância. No alto existia uma estátua a Hélio, o deus Sol. Inaugurado em 270 a. C., o farol foi destruído por um terremoto em 1375.
Os Jardins Suspensos da Babilônia (Iraque)
Os Jardins Suspensos da Babilônia que foram construídos pelo poderoso rei Nabucodonosor II, em 600 a.C., em homenagem a uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra.
Os jardins eram 6 montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a 100 metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Os terraços foram construídos um em cima do outro, e era irrigado pela água bombeada do Rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantados árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos Jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo.
Ficavam a duzentos metros do palácio real. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Tudo foi destruído em data desconhecida.
As Pirâmides do Egito
Das sete maravilhas do mundo antigo, as pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C, a 10 km do Cairo, capital do Egito. A maior delas foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós. Empregou 100 mil operários durante 20 anos. As outras grandes pirâmides são as de Quéfren e a de Miquerinos. Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário